
CONSCIENTIZAÇÃO E CUIDADO DEVE SER DE TODOS
Cada mês do ano é dedicado à prevenção e combate a alguma doença ou algo que precisa de atenção e cuidado, e com ele vem a oportunidade de mobilizar ainda mais a família e a comunidade sobre a temática. As campanhas são uma oportunidade de impactar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento.
JANEIRO
.png)
Mês de conscientização pela saúde mental
A campanha Janeiro branco visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES
#janeirobranco #conscientização #saúdemental
FEVEREIRO
.png)
Mês de conscientização e combate do Lúpus, da Fibromialgia, do Mal de Alzheimer e Leucemia
Durante este mês, as cores roxa e laranja são utilizadas com o objetivo de atentar para a conscientização e combate de algumas doenças.
A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFOMRAÇÕES
#fevereirolaranja #fevereiroroxo #conscientização
MARÇO
.png)
1 mês, 3 causas... Mês de conscientização e combate ao Câncer do colo do útero, Endometriose e Câncer colorretal.
Com a campanha, o Ministério da Saúde pretende fazer com que este número seja reduzido e as pessoas conheçam as principais formas de cuidados, além de alertá-las sobre os sintomas iniciais da doença. Para tanto, a Pasta disponibiliza desde orientações de prevenção, acompanhamento ambulatorial, exames diagnósticos até os procedimentos cirúrgicos, químio e radioterapêuticos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente.
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES
#marçolilás #marçoamarelo #marçoazulmarinho
ABRIL
.jpg)
Mês de conscientização sobre o autismo.
Este mês tem um significado especial para quem trava batalhas diárias em busca de diagnóstico precoce, tratamento e, por que não dizer, aceitação do TEA.
Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. De acordo com a OMS, cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo.
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES
#abrilazul #autismo #conscientização
MAIO

Mês de conscientização no trânsito
O Movimento Maio Amarelo, criado em 2013, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Trata-se de uma ação coordenada entre o Poder Público e a Sociedade Civil que se dedica, no mês de Maio, a colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade.
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES
#maioamarelo #trânsito #conscientização
JUNHO
.jpg)
Mês de combate à anemia e leucemia
A campanha Junho Laranja foi criada para alertar a população sobre duas doenças importantes que envolvem o sangue, a anemia e a leucemia. Nos dois casos, o diagnóstico precoce aumenta as chances de controle da doença e cura.
Também conhecida como câncer no sangue, a leucemia tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea (onde o sangue é fabricado), que substituem as células normais do sangue. Trata-se do tipo de câncer mais comum da infância, mas que também ocorre em adultos.
JULHO
.jpg)
Mês de conscientização e luta contra hepatites virais
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.
AGOSTO

Mês da conscientização pelo fim da violência contra a mulher
“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
SETEMBRO
.jpg)
Mês de prevenção ao suicídio
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
OUTUBRO
.jpg)
Mês de prevenção ao câncer de mama
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
NOVEMBRO
.png)
Mês de combate ao câncer de próstata
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
DEZEMBRO
.png)
Mês de Conscientização ao HIV e Câncer de Pele
O Dezembro Vermelho é dedicado a aumentar a conscientização sobre o HIV/AIDS, uma questão global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Este mês serve como um lembrete para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e combate ao estigma associado à condição.
O Dezembro Laranja concentra-se na conscientização sobre o câncer de pele, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Este mês destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados com a exposição ao sol para reduzir os riscos de desenvolver essa forma de câncer.